top of page

Chromium é vírus? E se for, tem como tirar?

Muito tem se perguntado se o navegador chromium é ou não um vírus que vem junto quando você instala outros programas através de sites como baixaki, ele vem nos instaladores desses sites e com ele vem outros programas.



Mas o fato é que esse chromium que vem nesses instaladores maliciosos são sim vírus e dos que são ruins de tirar, por que ele se instala furtivamente que nem os anti-vírus detectam ele e por esse motivo muitas pessoas acham que ele é um programinha normal que se instalou sozinho no computador, e na verdade ele está enchendo o seu computador de informações e conseqüentemente enche a memória dele também.


Tem como tirar?


A boa noticia é que tem como tirar sim esse vírus da sua máquina, mas é um pouquinho trabalhoso mas se você tiver um pouco de disposição, consegue remove-lo.


Siga o passo a passo para remover o chromium completamente do seu computador.



1º Instale o malwarebytes no seu coputador.




2º Abra o malwarebytes e faça a busca por vírus.




3º Depois que acabar a busca vai aparecer a tela de tudo o que ele pegou, clique em selecionar tudo e depois apague.




4º Agora você posiciona o mouse em cima da bandeirinha do windows,  clique com o botão direito do mouse e vá em programas e recursos.




5º Na janela programas e recursos, você vai achar o chromium, e vai clicar com o botão direito do mouse no programa e depois clique em Desinstalar/Alterar.




6º Depois digite Win + R para abrir o executar do windows e digite appdata.



7º Ai vai abrir a pasta onde estão instalados os programas, selecione a do chromium e aperte shift + del para excluir a pasta do programa sem ir para lixeira.




8º Depois disso abra o executar e digite temp e irá abrir a pasta de arquivos temporários, aperte ctrl + A para selecionar tudo e depois shift + del para excluir tudo.



9º Depois abra o executar e digite %temp%, ele irá abrir outra pasta de arquivos temporários, só que muito maior, então repita o passo anterior aqui também e pronto o seu computador estará livre do chromium.



Conclusão


Lembrando sempre que esse chromium não tem nada haver com o projeto chromium do google, que era sim um navegador mas parece que foi descontinuado pela empresa por algum motivo que eu não entendo muito bem.


Existem outros programas malicioso como mencionei antes, mas eles vamos deixar para outro dia, porem se vocês quiserem posso fazer uma uma lista de programas maliciosos que todo mundo instala contra a própria vontade por meio desses instaladores de sites de downloads como o baixaki.


É sempre bom evitar baixar alguma coisa nesses sites, se você quiser dicas de como se prevenir desse tipo de ataque, leia o nosso post dicas para fazer download sem pegar vírus que lá explico melhor sobre esses sites e esse programas maliciosos.




Se você gostou desse post, se inscreva na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.

44 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page