top of page

Como liberar RAM no seu computador Windows

Embora saibamos que quanto mais RAM o seu computador utiliza para melhorar a multitarefa, melhor (para produtividade). Muitos usuários desejam controlar como a RAM é alocada para vários processados.


Você pode ter encontrado gagueira ou ter observado o desempenho lento do seu computador quando está com pouca memória RAM; portanto, às vezes é importante saber como liberar memória RAM e otimizá-la para aproveitar ao máximo a memória do computador.


Você deve atualizar sua RAM?


Você deve simplesmente adicionar mais RAM? Sim e não. Para responder à pergunta, você precisa analisar como sua memória está sendo utilizada.


A primeira coisa que você precisa verificar - Sua RAM está sendo usada para todos os aplicativos necessários? Se sim, você precisa disso para tirar o máximo proveito do seu computador - para uma melhor multitarefa.


Se você não tiver certeza disso, nós o ajudaremos a investigar e, potencialmente, corrigi-lo usando as soluções que discutiremos abaixo.


Como liberar e diminuir o uso de RAM?

1. Simplesmente execute uma reinicialização


A opção mais fácil de corrigir algo no Windows é apenas executar uma reinicialização. Às vezes, existem muitos processos em execução e é praticamente impossível e demorado fechá-los - portanto, é melhor apenas reiniciar e exibir apenas os itens de inicialização em segundo plano.


2. Livre-se de programas indesejados



Às vezes, temos vários processos em segundo plano em execução para aplicativos que talvez nunca sejam usados.


Por exemplo, eu tinha um cliente VPN instalado - o qual não me incomodei em usar. No entanto, sempre encontrei alguns processos em segundo plano em execução associados ao programa VPN.


Portanto, navegue pelas Configurações -> Aplicativos, simplesmente desinstale e remova os programas que você não usa - apenas para garantir que você não precise lidar com processos desnecessários em segundo plano.


3. Use aplicativos que são claros nos recursos do sistema


Assim como o Google Chrome, há certos aplicativos no Windows que consomem muita RAM para funcionar. Nesse caso, você pode encontrar alternativas mais leves que podem potencialmente diminuir o uso de RAM no seu computador.


Você pode encontrar uma edição “lite” ou algo mais simples que consome menos memória. Por exemplo, eu poderia optar por utilizar o Firefox no Google Chrome, o que prova consumir menos RAM - no meu caso de uso.


Ou talvez use algo interessante como o Opera GX, que permite limitar o uso de RAM no seu navegador. Vale a pena notar que você está preocupado com um navegador orientado à privacidade, o Opera pode não ser a melhor opção.


4. Monitorar o uso da RAM



Mesmo que você não tenha nada desnecessário instalado - você ainda observa um grande pedaço de memória sendo utilizado.


Às vezes, um aplicativo consome muita memória como parte de seu comportamento anormal. Uma atualização recente do aplicativo pode ser uma causa ou talvez seja por causa de uma extensão que você acabou de adicionar que piorou as coisas.


Você não pode ter tanta certeza disso. Portanto, você precisa gerenciar e monitorar o uso da RAM regularmente para ver o que consome a memória e manter as coisas sob controle.


5. Use um software 'Game Booster' para suspender processos enquanto joga



Aplicativos como o Razer Cortex devem ajudá-lo a suspender todo o processamento desnecessário em segundo plano antes de iniciar um jogo. Assim, você pode ter mais memória RAM disponível dedicada ao seu jogo. Embora isso possa não fazer uma grande diferença sempre - ainda vale a pena tentar. Para alguns, pode ser incrivelmente útil.


6. Procure por Processo / Programa não autorizado ou malicioso



Mesmo com um programa antivírus, você pode ter um processo malicioso consumindo a memória do sistema. Talvez não seja possível detectar sempre o processo malicioso.


Portanto, para se livrar de tais programas e processos indesejados, você pode simplesmente executar uma verificação usando o AdwCleaner by Malwarebytes . Se houver algo que contornou o seu antivírus, isso ajudará você a se livrar dele. De qualquer forma, não custa nada experimentar a ferramenta - por que não?


7. Minimize os programas de inicialização



Um pequeno ajuste que você pode executar acessando o Gerenciador de Tarefas e acessando a seção Inicialização . Você deve desativar os programas que não precisam ser iniciados na inicialização.


Dessa forma, você terá menos programas em execução quando inicializar no seu sistema. E, se tudo estiver perfeito, você deverá ter um uso de RAM menor.


CONCLUSÃO


Portanto, estas são algumas das melhores soluções que você pode seguir para liberar um pouco de RAM. Se você ainda tiver pouca memória RAM após seguir nossos métodos para otimizar o uso, provavelmente precisará adicionar outro cartão de memória RAM ou talvez atualizar completamente os cartões de memória compatíveis com sua placa-mãe.


Espero que isso ajude você a otimizar o uso de RAM no seu PC.


 

Fonte: Ubergizmo

34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page