top of page

INFORMÁTICA BÁSICA

Atualizado: 2 de ago. de 2019


O QUE É INFORMÁTICA BÁSICA?

A Informática básica é a primeira coisa que aprendemos num curso introdutório à Informática.

Informática é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação, armazenamento, análise e transmissão de dados.

Podemos destacar o computador, como sendo o principal elemento utilizado para o tratamento de dados e obtenção de informação e dois conceitos fundamentais:

Hardware

Qualquer componente físico.

Software

Parte lógica do computador, composta de programas e do sistema operacional.

E ainda temos um novo conceito, que na verdade seriam três, é o Peopleware, que denomina o usuário ou o profissional que trabalha com a informação. Exemplos: Digitador, Programador, Analista de Sistemas, Desenvolvedor, Técnico em Manutenção.

Depois, temos a estrutura de um computador, que pode ser descrita da seguinte forma:



CPU ou Microprocessador

É o cérebro do computador, responsável pelo processamento das informações e pela execução das instruções dadas ao computador pelo usuário.

Memórias (RAM e ROM)

É a parte do computador que armazena informações e que possui dois tipos de memória.

RAM – Random Access Memory: Memória para leitura e gravação de dados. Memória volátil, ou seja, seu conteúdo é perdido quando o computador é desligado.

ROM – Read Only Memory: Memória apenas para leitura, também conhecida como BIOS. Os dados gravados não serão perdidos quando o computador for desligado.

Dispositivos periféricos

São dispositivos utilizados para entrar ou visualizar dados do computador e são divididos em:

Entrada: São dispositivos que o usuário entra com dados no computador. Exemplo: Teclado, mouse, microfone, scanner, WebCam, etc.

Saída: São dispositivos que o usuário recebe dados do computador. Exemplo: Monitor, Impressora, caixas acústicas,etc.

Entrado e Saída: Podem entrar ou receber dados pelo mesmo dispositivo. Exemplo: Placa de Fax-Modem, impressora multifuncional, etc.

Unidades de Armazenamento

São dispositivos capazes de armazenar dados permanentemente. Exemplo: HD, CD-ROM, DVD-ROM, Pen drive, etc.

Sistema Operacional

É responsável pela organização interna do computador, gerenciando a entrada e saída de dados. O tipo de sistema operacional utilizado depende do computador a ser gerenciado, quando mais complexas as tarefas, mais complexo será o sistema operacional utilizado. Como sistemas operacionais podemos citar o Windows, Linux e o FreeBSD que são alguns dos mais conhecidos.

Aplicativos ou Programas



São programas desenvolvidos em determinada linguagem de programação para resolverem tarefas de função específica, como: contabilidade, folhas de pagamento, estoque, faturamento, processadores de texto, planilhas eletrônicas, editores gráficos, etc.

Linguagem de Programação

Servem de base para construção de programas e aplicativos, e são classificadas como sendo de alto e baixo nível. As linguagens de alto nível permitem que se escreva um programa em uma notação próxima à maneira natural de se expressar o problema que se deseja resolver, enquanto, as linguagens de baixo nível permitem que se escreva um programa em uma notação que esteja próxima às etapas que o computador deve executar para rodar o programa, isto é, mais próximo da máquina.

Internet

A internet é o conjunto de redes de computadores que, espalhados por todas as regiões do planeta, conseguem trocar dados e mensagens utilizando um protocolo comum.


Pronto! Falamos um pouquinho de tudo sobre a informática básica. A partir daí, depois de apresentar como surgiram os primeiros computadores e para que serviam, tem todo um universo de softwares, programas, sistemas que foram evoluindo há décadas, que hoje são essenciais para nossa vida, para nosso campo de trabalho, para tudo.

PARA QUÊ SERVE A INFORMÁTICA BÁSICA?

Serve para mostrar, como evoluímos neste quesito. Hoje são novos computadores, novos hardwares, novos softwares, novas tecnologias.

Hoje, não conseguimos ficar sem computador, a evolução é tão grande, que temos os modelos compactos que podemos carregar no nosso bolso.

Não conseguimos ficar horas sem ver nossos e-mails, nossas redes sociais, ou alguma pesquisa que necessitamos fazer e utilizamos o navegador/internet.

Sem contar, na evolução que tivemos nos mensageiros instantâneos como Whatsapp, Skype, ICQ, Telegram, Wechat, Line, Viber, Hangouts e outros mais por aí.

Tudo começou com a informática básica. É importante aprender um pouco sobre esse assunto, para entender nossos dias de hoje, de como a informática basicamente transformou tudo em nossas vidas.

Então, se você ainda não teve a curiosidade de saber como tudo começou no mundo da informática, aproveite esta informação resumida e busque mais por este assunto. Afinal, informação nunca é demais.

Fontes:

COSTA, RENATO DA, AQUILA, ROBSON. Informática básica. Brasil – IMPETUS, 2009.

LANCHARRO, E., LOPEZ, M. PENUELAS. Informática básica. São Paulo - Books, 1991.


Se você gostou do nosso conteúdo clique aqui e se inscreva no curso online de informática básica.


 
64 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page