top of page

SOFTWARE

O que é Software?

Software é uma seqüência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas. Também pode ser definido como os programas que comandam o funcionamento de um computador.


Em um computador, o software é classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O hardware é toda a parte física que constitui o computador, por exemplo, a CPU, a memória e os dispositivos de entrada e saída. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.


Software como programa de computador



Um programa de computador é composto por uma seqüência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa seqüência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado.


O termo "software" foi criado na década de 1940, e é um trocadilho com o termo hardware. "Hardware", em inglês, significa "ferramenta física". Software seria tudo o que faz o computador funcionar excetuando-se a parte física dele.

Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado.


Quando um software está representado como instruções que podem ser executadas diretamente por um processador, dizemos que está escrito em linguagem de máquina. A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Uma categoria especial e o notável de interpretadores são as máquinas virtuais, como a máquina virtual Java (JVM), que simulam um computador inteiro, real ou imaginado.


O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador. Atualmente, com o barateamento dos microprocessadores, existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas de automação industrial, calculadora etc.


Tipos de programas de computador

Os softwares podem ser divididos em duas categorias principais:



Softwares básicos: composto do sistema operacional e demais programas que interagem diretamente no núcleo do S.O. determinam para o computador como ele deve usar seus próprios componentes. Os principais são:


• (Sistema operacional: DOS, UNIX, Windows, LINUX...)

• Linguagem de programação:

• Montadores (Assembler);

• Compiladores (Pascal, C, C++);

• Interpretadores (Basic, Dbase).


Softwares aplicativos : informa ao computador como realizar tarefas específicas para o usuário. Este termo descreve os computadores que servem para os trabalhos específicos das pessoas. Existem quatro categorias básicas para os softwares aplicativos:


• Aplicações comerciais (software de controle de estoque, contas a pagar e a receber, contabilidade, etc.);

• Utilitários (planilhas, editores de texto, gerenciadores de arquivo, etc.);

• Aplicações pessoais (softwares de gastos pessoais, gerenciadores de imagens, vídeos, etc.);

• Aplicações de entretenimento (jogos, simuladores, softwares educacionais, etc..


Se você quer aprender mais sobre os tipos de software, assista esse vídeo:





Existe também o conceito de software livre, que remete para um programa que dá liberdade ao utilizador, permitindo que ele o estude, modifique e compartilhe com outras pessoas. Para isso, é preciso que o utilizador possa aceder o código-fonte, para mudá-lo conforme as suas necessidades.


Fontes:

Site Wikipédia, a enciclopédia livre url: https://pt.wikipedia.org/wiki/Software

Fabrizio Leandro Fonsêca Fiscina Salvador: UNEB. Introdução a computação: licenciatura em computação. GEAD, 2010.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page